DOENÇA DE PAGET DA MAMA

A Doença de Paget da Mama (ou Câncer de Mama de Paget) é uma forma especial de câncer mamário, que acomete a pele do mamilo e apresenta um prognóstico bem favorável quando diagnosticado em fase inicial.

Representa cerca de 2% dos tumores malignos da mama e sua faixa etária habitual encontra-se acima dos 50 anos.

A apresentação típica é um quadro de evolução lenta, com presença de prurido (coceira) no mamilo, deixando-o endurecido, irregular, que pode acometer também a aréola, com posterior desenvolvimento de ulceração mamilar, sendo esta a manifestação característica.

O diagnóstico definitivo é feito através da biópsia da lesão.

Na maior parte dos casos, a Doença de Paget do mamilo vem associada a um carcinoma no interior da mama. Daí a necessidade e a importância de um diagnóstico precoce, pois o estágio deste tumor associado é que, muitas vezes, vai determinar o prognóstico e o tratamento a ser realizado.

Havendo um diagnóstico com a doença ainda restrita ao mamilo, as chances de cura são praticamente 100%.

Nem todo quadro de prurido e ulceração mamilar é ocasionado por lesão maligna. Entretanto, são sinais e sintomas que necessitam de atenção, cuidados e uma avaliação médica especializada.

O tratamento da Doença de Paget da Mama pode variar desde uma simples retirada parcial da mama até uma mastectomia radical seguida de radio e quimioterapia.